terça-feira, 28 de abril de 2015

Cristianismo??


"Sabemos que somos de Deus..., e que todo o mundo está no maligno."
João, o Apóstolo - Bíblia Sagrada, I João 5:19 
É... perdemos o poder...

... e a busca eterna da humanidade, que falamos anteriormente, não é por uma religião, nem por um céu! Mas por um poder, um governo, um reino perdido;
Por isso também, a religião nunca vai satisfazer essa profunda ansiedade humana... muito menos o dinheiro, o status e tal... Um grande poder - em empresas, instituições ou governo - parece satisfazer, mas a corrupção evidenciada mostra não ser suficiente;

Porém, gostaria de tratar das razões que levaram a esse fato mais tarde, por hora, gostaria de focar em nós, humanidade, ...podemos ter entendido as escrituras de maneira bastante equivocada ao longo da história (hum??!!).

Se formos bem cuidadosos e sinceros ao ler as escrituras, perceberemos que ela fala de um Rei, e de um Reino, e de um plano divino de governar a Terra a partir do Céu. E mais: por intermédio dos humanos!! A Bíblia, embora traga, não trata inicialmente de ritos, e religiosidade.

Em termos práticos, o Livro Sagrado fala sobre uma família real enviada para colonizar esse mundo.

E a mensagem de Jesus? Acho que Ele deve ser a pessoa mais mal compreendida da história!

Por causa dessa compreensão errônea, muçulmanos o rejeitam, hinduístas têm no mínimo suspeitas dele, budistas o ignoram, os ateus o odeiam, as agnósticos o negam, e os cristão... bom, os cristãos no mínimo o representam de maneira equivocada...

Tudo o que Jesus disse e fez, as orações, os ensinamentos, as curas, e outros milagres, tudo enfoca um reino, não uma religião. O Filho de Deus estava preocupado com o Reino, esse era sua prioridade em tudo que fazia!

Mas aí, os Judeus, para os quais ele veio, não o compreenderam nem o aceitaram, e tacharam-no de rebelde, enganador... Para os religiosos Judaicos, ele é, no máximo, um mestre rabino mal informado, que espalhava heresias, contaminando os ensinamentos de Moisés! Na verdade os Judeus tinham feito isso: reduziram a mensagem de Moisés a uma religião bastante sofisticada, em que a rigorosa observação das leis se tornou mais importante que o propósitos dela. O intento de Deus não era fazer uma religião, mas a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa (I Pe 2.9) que amasse, servisse e honrassem o Senhor.

Eles quiseram que Jesus fizesse o mesmo... 

Os Muçulmanos, consideram Jesus como um bom mestre fracassado. Um sábio homem, de uma linhagem de profetas, que fracassou na redenção do povo Judeu e da humanidade.

Os Hindus o consideram um grande mestre, até uma divindade por alguns... mais uma divindade entre tantas outras que eles servem... como ratos, vacas, e etc...

Ateus, Agnósticos, Humanistas... para estes Jesus não passa de uma figura histórica. rejeitam sua divindade, bem como quais quer de seus milagres. Para eles, é um homem que se tornou objeto de adoração por um bando de pessoas desinformadas.

Mídia, Ciência, e Secularistas o vêem apenas como um alvo de investigação e críticas. Nada além de um bom pretexto para debates, inclusive, sobre a sua existência.

Por fim, os Cristãos compreendem Jesus como sendo o fundador de uma religião. Transformando seus métodos em costumes, suas atividades em rituais... Muitos também reduzem a mensagem de Jesus a um plano escapista para chegar ao céu, têm em suas promessas uma apólice de seguros contra o incêndio do inferno.

Note: não estou falando que sua mensagem não contem o caminho para a salvação do homem, compreendendo que a salvação é a religação ao Senhor, Rei do Reino dos Céus. Tão pouco que suas promessas não trazem esperança a seus servos, filhos, redimidos. Mas que, na religião criada, tornou estas consequências prometidas no foco principal.

Mas se fizermos uma simples revisão das mensagens de Jesus, encontraremos uma clara tendencia em focar num outro assunto, que não estes da religião criada...


Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependam-se por que chegou o Reino dos Céus.
Jesus. segundo Mateus - Bíblia Sagrada. Mateus 4.17


Bem aventurado os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.
Jesus. segundo Mateus - Bíblia Sagrada. Mateus 5.3

O primeiro  anuncio de Jesus foi o Reino. Ele sabia que a única solução para o espírito humano falido e mal nutrido era o Reino, e não uma religião. Ele tinha claro que nossa pobreza espiritual, essa confusão religiosa criada por nós, e nossa inclinação autodestrutiva, apenas seria satisfeita com o Reino de Deus.

2 comentários:

  1. Fábio, que drops genial!
    Às vezes tenho a impressão de um dejavù, sabe? Como se a mesma história estivesse se repetindo e repetindo e repetindo. Não que eu tivesse vivido em outro tempo.. Hahaha Mas são interpretações, conceitos, rituais, que são passados como verdade de geração em geração. Como aquela historinha do peixe que é assado sem cabeça e rabo, e quando se pergunta o porquê, a pessoa responde que cresceu com sua mãe dizendo que sua família faz isso há anos, é o segredo de uma receita infalível, ninguém nunca comerá algo tão bom. Quando na verdade, o peixe da vózinha da primeira geração foi assado sem a cabeça e sem rabo porque não cabia na assadeira pequena que ela tinha. rsrsrs
    Isso remete ao famoso versículo "conhecereis a verdade e ela vos libertará ".. Liberará da ignorância, dos mantras, das religiosidades.. Eu acho que um dos maiores, senão o maior, motivo de tantas religiões é o fato de uma pessoa ler, interpretar (nem sempre genuinamente), criar verdades e espalhá-la, alcançando um povo que segue porque é convencido e acomodado, sem se interessar em verificar se há verdade naquelas "verdades".. Apenas reproduzem. E não digo isso pq sou sábia, curiosa ou estudiosa, digo isso primeiramente à mim.
    Que Deus continue te usando e que possamos ficar cada vez mais próximos do que Ele deseja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bih!!! Que loco você pensar nisso... eu concordo plenamente!!! Indo um pouco mais fundo, e agora vou dizer o que penso sem pesquisar muito como faço para os textos, creio que essa repetição histórica é também estratégias de satanás de diluir o evangelho, ou inchá-lo, de fazer com que as religiões embacem a visão dos que (até genuinamente) buscam se religar a Deus. Aliás, a palavra religião vem de religar, como se fosse possível chegar a Deus através de outro caminho que não nosso Senhor Jesus, o Cristo.

      Nesses textos, vamos focar da maneira mais racional estas coisas, talvez até exageradamente, para distanciar o pensamento dos leitores do ponto comum, pra tentar jogar um pouco de luz na verdadeira mensagem da cruz, na verdadeira mensagem da criação, da historia do povo Judeu, da história de um povo escolhido por Deus para ser seus embaixadores nessa terra...

      Vlw demais o coments Bih!!

      Excluir