sexta-feira, 15 de maio de 2015

Religião x Reino de Deus


Para (por enquanto) concluir sobre Religião...

O problema com a religião é que ela tem o poder de ofuscar o Reino! O interesse da humanidade de buscar a verdadeira saída para sua degradação fica ofuscada pela religião.

Agora podemos, com um pouco mais de profundidade, concluir algumas coisas como:
  • A religião deixa o homem preocupado com o pós-morte, até ele descobrir o Reino;
  • A religião é o que o homem pratica enquanto não conhece o Reino;
  • A religião prepara o homem para deixar a terra... o Reino prepara o homem para governar a terra (2 Tim. 2:11-12, Apoc. 5:9-10);
  • A religião enfoca o céu, o Reino enfoca a terra;
  • A religião quer levar a Terra ao Céu... o Reino é Deus trazendo o Céu para a Terra...
Agora entenda o que Jesus queria dizer quando se dirigia tão veemente ao lideres religiosos de Jerusalém:

"Ai de vocês, escribas e fariseus hipócritas! Pois vocês fecham aos homem o Reino dos Céus! Nem vocês entram, nem os deixam entrar! (...) Ai de vocês, escribas e fariseus hipócritas! Pois vão por terra e mar convertendo pessoas as suas religiões (fazer prosélito), fazendo deles depois disso, duas vezes mais filhos do inferno do que vocês!!"
Jesus -  Segundo Mateus 23:13 e 15

"Então chegaram perto de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém dizendo: Porque você transgride seus discípulos as tradições dos antigos? Vocês não lavam as mãos quando comem o pão!(?) E Jesus lhes respondeu: E Vocês? Por que transgridem a lei de Deus as transformando nas suas religiões?"
O discípulo Mateus - em seu livro, Mateus 15:1-3

"Vocês invalidam, pelas vossas religiões (tradições), os mandamentos de Deus." 
Jesus - Segundo Mateus 15:6 

"Jesus disse: Na verdade, corruptos e prostitutas entram na frente de vocês no Reino dos Céus!
Jesus - Segundo Mateus 21:31b 

Estes  textos deixam bastantes claro o tamanho do obstáculo que as religiões se tornaram. Talvez isso lhe motive a reavaliar o poder das religiões sobre sua vida... sobre nossa cultura, nossa sociedade.

Sobre o Cristianismo como religião já se sabe muito, já foi estudada e difundida extremamente pelo mundo. Entretanto, nos parece que muito pouco ou quase nada se sabe sobre o Reino dos Céus (comparadamente!). Na verdade a maioria dos seminários concluem seus cursos sem nunca ter tido uma aula sobre o Reino. De maneira geral, não existe um curso desse tipo disponível.

O resultado é termos pastores sinceros divulgando mais a religião Cristã do que a mensagem do Reino. Perpetuando ritos (quando não, os criando) costumes, deixando um grande vazio na realidade cotidiana das pessoas que deve ser preenchido pela compreensão do Reino.

Se você está acompanhando até aqui, continue comigo, pensando, pesquisando, aprendendo... buscando o Reino de Deus!

3 comentários:

  1. Não posso deixar de destacar algumas frases citadas por você, que me chamou muito a atenção: "A religião é o que o homem pratica enquanto não conhece o Reino", "A religião enfoca o céu, o Reino enfoca a terra", "A religião quer levar a Terra ao Céu... o Reino é Deus trazendo o Céu para a Terra...". Além, claro, dos versículos que, lidos com muita atenção, é uma exortação e tanto para nós, para a nossa época, tanto quando foi naquele contexto. Rsrs
    Confesso que nesses quase 10 anos, não me lembro de ter estudado ou até mesmo ouvido falar do Reino dessa forma. Aliás, penso que não sabia nem o que era, de fato, o Reino. Parecia algo tão distante, um lugar que ainda habitaríamos. Que loucura! De fato: "conhecereis a verdade e ela te libertará". Rsrs Pois me sinto mais humana ao entender o que realmente é o Reino que Jesus pregou... é impossível não desejar mudança (a nossa mudança), mesmo sabendo que não será fácil.
    Tenho visto pessoas sentindo repúdio por religiões, e "religiosos" tendo repúdio por aqueles que não "compartilham da mesma fé". E o que entristece muuuito, é ouvir/ler depoimentos do que as pessoas pensam sobre os que se nominam cristãos (que deveria ser: seguidor de cristo), e ainda ver coerência em suas definições. Há alguns meses, conversando sobre meu contentamento em Deus, um colega disse que cristão é tudo hipócrita, intolerante, preconceituoso, homofóbico... imagina só minha perplexidade? Eu teria como rebatê-lo, diante de tantos equívocos que cristãos cometem? Eu me lembrei do Reino e falei um pouco sobre, disse também que isso infelizmente acontece, falta conhecimento e não representam Jesus. Ai, Fábio! É tão complicado! Vejo cada vez mais o amor apenas em teoria... As coisas estão cada vez mais estreitas, imediatistas, intolerantes e superficiais. E o Reino? O que fazer?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bih!!! Que legal seu "comentarião!!" Estudar o Reino Bih, segundo a própria bíblia diz, é como achar um grande tesouro!! Vc vende tudo que tem e vai lá e compra o terreno que tem aquele tesouro (Mt. 13:44), por descobrir que é tudo que vale a pena... Outro exemplo que costumo usar é que o evangelho que nos é pregado, é a porta para o Reino, nos pregam a salvação, mas nada muito alem disso! Então conhecemos o Reino, entramos em seus "portais" mas não passamos do Hall de entrada... ficamos de lá olhando pelas frestas pra fora e achando fora muito mais bonito que dentro! Bih você esta dando os primeiros passos para o interior do Reino... vc esta começando a ver os primeiros brilhos do tesouro! Essas ilustrações pra dizer que você está começando a compreender o verdadeiro projeto de Deus pra existência da humanidade (humanos, não apenas crentes). Te convido a entrar mais para dentro ( o pouco que conheço né... Que Deus nos leve juntos mais a dentro, pra sua intimidade) Te convido a cavar mais fundo esse tesouro, te convido a buscar mais (Mt. 6:33) o Reino desse Deus!!!
      Eu avisei no começo que aprendendo sobre o Reino, várias passagens bíblicas que você já conhece começará percebê-las de maneira muito mais profunda, parece que seus olhos são abertos... aconteceu comigo assim e fiquei fascinado pelo assunto!

      Excluir
    2. Agora... sobre a impressão que religiosos, mesmo os cristãos (seguidores do cristianismo) passam a população é, de fato, constrangedora, não tem o que dizer... por muitos anos nossa pátria foi direcionada por princípios do cristianismo, por muitos anos o catolicismo é oficial por aqui e pelo mundo todo. Hoje as coisas mudaram e os religiosos não conseguem aceitar posições de não cristãos como algo normal para quem não segue os mesmo padrões de condutas que eles mesmos. E por isso, se tornaram verdadeiros farizeus sentados sobre suas bíblias, interpretando-as à sua maneira, e julgando o povo com base em seus entendimentos: Isso acontece muito!
      Eu particularmente (Fabio) vejo isso como uma estratégia de satanás clara, usada sempre, desde a antiguidade, para afastar as pessoas da verdade da palavra de Deus.
      O que fazer? Primeiro a CLARA CONSCIÊNCIA de que nossa luta não é contra as pessoas!! Mas contra satanás (Ef. 6:12). Isso claro em nossas cabeças fica mais fácil amar a pessoa. Segundo, se valer a pena a argumentação (você precisa avaliar se a pessoa esta mesmo interessada em entender o que acontece, ou se você está trabalhando para traze-la a conhecer Cristo), você precisa dissociar esses ditos cristão com o verdadeiro Cristo, deixando claro o entendimento bíblico sobre aquelas situações citadas, por exemplo, o homossexualismo... você precisa saber todas as nuances tratadas na bíblia sobre o assunto... e provar que esse ódio pregado não se sustenta. e assim com outros assuntos;
      E por último mostrar o amor de Deus por ele individualmente, individualizar o assunto é importante pra ele saber que precisa começar um relacionamento com Cristo individualmente.... note "começar" ele pode demorar um mais ou menos para tomar uma decisão de se entregar a cristo, mas ele precisa começar, precisa buscar... "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13"
      Esse assunto trataremos melhor depois... Fica com Deus!! Bjão!

      Excluir