segunda-feira, 6 de abril de 2015

A fonte das religiões

Parece claro pra nós que existe no ser humano algumas necessidades intrínsecas ao próprio ser, a seu próprio espírito humano; Entre elas, essa que pra mim é claramente a razão e a motivação inicial da criação das religiões. A questão então é Porque?!
 
Antes repare em algumas situações comigo:
 
Superstições, Rituais sofisticados, Costumes e/ou práticas que quase sempre desafiam a lógica... o ser humano parece buscar respostas além do nosso próprio mundo... não?
 
Outra situação: É tema comum entre as religiões, lidar com questões de existência do ser humano, tentando achar sentido pra vida agora, como além da própria morte... E muitas delas são atraentes por oferecer as pessoas condições de gerir as circunstâncias de sua vida... Se elas cumprem isso já é outra discussão... Mas de modo geral, todas são assim... algumas com ênfase mais em um ponto que outro.
 
E aproveitando esse ponto, cabe mais uma observação aqui: Todas as Religiões são iguais! Podemos dizer isso se percebermos que todas tentam responder perguntas a respeito de poder e significado da vida, assim como explicar a vida e a morte. Todas elas fazem comparações e competem umas com as outras, exigindo que o participante adote um sistema de crenças particular, e ao mesmo tempo negue os outros... Religiões normalmente, são desenvolvidas dentro de uma cultura, e quase sempre excluem outras, isso sempre resulta em contendas, em separatismos. Em vez de unir os homens, as religiões tem se mostrado um grande divisor.
 
Mas este não é um estudo religioso... não tratamos de religião aqui. Tratamos de um conceito introduzido no inicio da criação da humanidade, e que é a fonte de toda essa busca. A ausência dele é o motivo de termos inventado as religiões.
 
Antes de abordá-lo, precisamos fazer menção ao documento onde ele foi primeiramente registrado...
 
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."
Moisés - Bíblia Sagrada, Gênesis 1:26
Esse trecho documenta a declaração mais importante já feita em relação à raça humana. Nela temos a motivação, a natureza e o propósito por trás da criação do ser humano.
 
Como é evidente no versículo, dominar é a razão para qual fomos criados. Essa palavra é traduzida do hebraico mamlakan que significa reino, governo soberano, poder real. Interessante? Resumindo, fomos criados para governar esse mundo.
 
Então é isso, a primeira coisa que o homem recebeu do Criador foi um reino! Essa ideia de governar as coisas estabelece um padrão para nossas vontades, nossos desejos, nossos estímulos. Este padrão, também é a fonte de nossas necessidades de dominar, controlar o ambiente a nosso redor e suas circunstâncias, no nosso trabalho, em nossa escola, em casa, queremos ser o que manda... É esse mandamento sobre o reino que dá validade ao desejo da humanidade por poder...
 
Mas... perdemos o poder... 

4 comentários:

  1. Acredito que realmente perdemos o poder, mas por que nós permitimos perdê-lo. E por fim, acreditamos que ainda o temos. Por isso, achamos que podemos manipular e controlar não apenas a nossa vida, mas também a dos outros. Talvez nesse ponto entramos na religiosidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Thai!!! Muito Obrigado pelo Coments!!
    Eu concordo com você... e assim... nesse "construir conhecimento" que estamos passando aqui, fica evidente que nós os chamados cristãos, precisamos nos policiar pra num entrar nessa religiosidade legalista, onde os processos ritualísticos do adorador é mais importante que o próprio ser adorado.
    Sobre esse entendimento errôneo das escrituras, e principalmente dos ensinos de Jesus Cristo, falaremos um pouco mais no próximo post!

    Vlw! ;)

    ResponderExcluir
  3. O difícil, é ver os profetas da prosperidade usando esse texto da ordenança do Reinado. Como se isso fosse exercido sobre pessoas. O q nos faz pensar q todos devem ser lideres no sentido eclesiástico e devam ser próspero de forma material. Já vi várias vezes. Sei q é outro assunto aqui. Hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Jeovan! Muito prazer tê-lo aqui no Drops!! ... É num é nosso assunto mas realmente, é triste ver essa situação... e não somente nesse texto né. Essa coisa "fácil" que fizeram é o que comumente chamo de "evangelho rosinha", onde tudo é bom, e você tem o poder sobre tudo, inclusive Deus. #tenso!

      Excluir