sexta-feira, 27 de março de 2015

Somos Nosso Pior Inimigo!

Todos os dias, imagens e noticias na tv e na internet contam uma história bastante triste sobre a humanidade. Sangue, morte, conflitos diplomáticos, ódio, medo, pobreza, fome, estupro, genocídio, fuga de detentos, desastres naturais, bombardeios, crises econômicas, corrupção, declínio moral, revolução sexual, choque de culturas, enfim... mostra que somos nosso pior inimigo.

E nesse contexto, temos Universidades, tecnologia, computadores os mais absurdamente avançados e em vários formatos e finalidades, instituições de pesquisas, reuniões de cúpulas, politicas fiscais, os avanços da medicina, as marchas... ah! as marchas, pra Jesus, pra LGBTs, contra violência..., As declarações de paz, de cessar fogo... Tudo isso parece sucumbir, ser menor que nosso espírito destrutivo. Construímos prédios e os bombardeamos; criamos armas e nos matamos; fabricamos medicamentos e não damos aos doentes (hum??!!); melhoramos cada dia a internet e distribuímos pornografias gratuitas a crianças e adultos!! Somos nosso pior inimigo!

Daí vem o ápice: criamos Religiões!

As mais sofisticadas! E nos refugiamos nelas para escapar do caos social que nós mesmos produzimos.

"A religião é a força mais poderosa existente na terra. Apesar das declarações negativas de muitos, todas as pessoas neste mundo são religiosas."  
Myles Munroe, Compreendendo o Reino de Deus
Vamos tentar entender o que Munroe diz com esta frase, baseado em sua explicação neste mesmo livro:


Religião significa a aderência a um grupo de crenças que regulamenta o comportamento moral, social e ritualístico de um indivíduo, ou seja, você crê num conjunto de princípios como verdade, e isso gere sua conduta social, moral, e nos ritos que cumpre com base nessas premissas. Nessa definição ateus, secularistas, comunistas, socialistas, humanistas, agnósticos... todos estão incluídos, mesmo que não se tenha um componente divino na criação ou na vida como conhecemos, ou que coloque o próprio homem no centro disso tudo.



E aí que a coisa complica, pois podemos traçar uma base religiosa em todas as grandes atrocidades da humanidade ao longo de sua existência, desde Cruzadas, Reformas e Contra-reformas, Inquisições, Escravidão, Apartheid, Purificação étnica, Segregação, Discriminação racial... o 11 de Setembro americano, estimulando ódio e terror em nossos dias, no mundo todo, fora assassinatos e afins... É irônico pensar que, supostamente, a religião deveria dar respostas a nossos problemas e trazer fé, esperança a humanidade, tem trazido desavenças e destruição ao longo da história.



"Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor, O Diabo, invejoso, fez o homem confundir a fé com religião, e o amor com casamento."
Machado de Assis 
Talvez por isso tantas pessoas tem se afastado de qualquer forma de religião institucionalizada, optando por filosofias, tais como o humanismo, comunismo, agnosticismo, Alguns simplesmente perderam as esperanças na humanidade. Outros formam o que o IBGE recentemente identificou como os "desigreijados" ou os "protestantes não praticante" (como??!!).  

Agora, A religião é um fenômeno comum, encontrado em todas as culturas humanas, e sempre foi assim, e isso estimula a uma pergunta, que tentaremos responder no próximo Drops

Qual é a fonte da religião? Porque ela é tão inerente ao espírito humano?

"A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
Tiago - Bíblia Sagrada, Tiago 1:27

2 comentários:

  1. Concordo.O ser humano possui um vazio existencial, que faz ele construir dentro de si uma cosmovisão putada nas suas visões e experiências em relação a vida, formando assim uma conduta moral e social praticamente uma religião cuja a doutrina é criada por ele mesmo através de suas convicções. Isso decorre de um coração carente de regras ou de Amor. Alias limitar é amar, as regras nos trazem liberdade sem riscos. Limitar-se é Amar-se. Fazemos isso inconscientemente. Mesmo quando a regra é "quebrar as regras" vc esta se limitando a não ser igual a outras pessoas. Bom, acho q já viajei demais. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Vazio existencial"... "coração carente de regras... de amor"... Eu concordo com sua definição de limitar/amar. mas com esses adjetivos faltou concluir esse "vazio" inerente ao ser humano é o Reino, o Governo, que o foi tirado ao pecar...
      Fica com Deus brother!

      Excluir